A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

6 de novembro de 2017

Exposição "Condenados ou Absolvidos?"

O fascínio causado pelos processos julgados pelo Tribunal do Júri

Nascido como o “Tribunal do Povo”, o Tribunal do Júri desperta o fascínio da sociedade. O calor dos debates, os personagens que se paramentam para um acontecimento brilhante da vida mundana, provocam forte apelo junto à opinião pública. Ao decidir entre a culpa ou a absolvição, o corpo de jurados demonstra o sentimento da sociedade em relação aos crimes que atingem nosso instinto mais básico, que é o de autoproteção.
Embora seja instituição quase bicentenária no País, a dramaticidade do Júri nunca desapareceu, mesmo diante do impacto das transformações sociais e do consequente surgimento de produtos simbólicos adaptados às características da sociedade de massas. Nem o cinema, nem a novela ou as séries de televisão foram capazes de tornaram obsoleta a função do júri como gênero assemelhado ao teatro e ao drama circense.
Instalada no antigo 2º Tribunal do Júri da Capital, a exposição: “Condenados ou absolvidos?” apresenta uma seleção de dez processos julgados pelas varas do Júri paulistas, custodiados por sua Reserva Técnica, e que continuam a fascinar o público, dividido entre a culpa e a absolvição. Clique Aqui
Fonte: TJSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)