A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

13 de novembro de 2014

Dica de Leitura: Virtudes do Medo

 
Este livro é um manual sobre como prever atos violentos — por mais estranho que, a princípio, isso possa parecer. O autor, nessa empreitada absolutamente extraordinária e inovadora, mostra como utilizar os instintos como uma bússola a detectar o perigo. O dom que usamos em situações cotidianas, como saber o momento certo de atravessar uma rua com trânsito movimentado, é o mesmo que, por exemplo, pode livrar uma mulher de um estupro. Gavin de Becker reúne vários relatos de pessoas que viveram situações de risco e aponta os sinais que receberam e que poderiam ter evitado a violência sofrida por elas. Escrito a partir de pesquisas feitas em cidades americanas, as informações contidas em Virtudes do medo se adaptam perfeitamente à realidade dos grandes centros urbanos, independentemente do país.
 
De Becker é considerado o maior especialista americano em previsão de comportamentos violentos. A vivência com o tema começou quando era ainda garoto e viu sua mãe tentar matar o padrasto. Ao perceber o perigo que pairava sobre todos da casa naquele momento, o pequeno Gavin correu para o quarto da irmã com a intenção de protegê-la. O que viveu naqueles poucos minutos foi definitivo em sua vida: hoje ele lidera uma empresa de consultoria de segurança em Los Angeles e entre seus clientes estão famosos como Madonna, Brooke Shields, Michelle Pfeiffer.
 
Em Virtudes do medo o leitor aprende como lidar com o risco no local de trabalho, em casa, na rua. Aprende a adestrar a percepção e tomar atitudes — antes, por exemplo, que um namorado se torne um inimigo obsessivo ou uma criança violenta acabe protagonizando uma cena fatal. Insights todos têm; é necessário, apenas, saber detectá-los e fazer com que sejam úteis na prática. Este livro pode dar mais segurança às pessoas, ao mesmo tempo que reduz o poder que o medo tem sobre nossas vidas. Como afirma o autor: "Você pode se recusar a ser uma vítima.
 
Sobre o autor
 
Gavin de Becker executa um trabalho pioneiro em sua empresa de consultoria, já que é responsável pela mudança na forma de avaliação do Governo quanto às ameaças a que estão sujeitos os representantes dos mais altos cargos dos EUA. Entre seus clientes, pessoas famosas e cidadãos comuns, vítimas de agressões domésticas e perseguições. Testemunha diante de muitos órgãos legislativos, de Becker propôs, com sucesso, novas leis para ajudar a administrar a violência americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)